Uma castanha por dia e...
... Muitos benefícios pra saúde, como derrubar a pressão arterial, afugentar o diabete ou driblar o câncer, porém a maioria dos alimentos vem com a seguinte indicação: você deve ingeri-lo todos os dias e, de preferência, em doses bem caprichadas. Com a Castanha-do-pará (ou do brasil) é diferente. Basta uma unidade por dia, SÓ UMA MESMO, para proteger o cérebro contra males neurodegenerativos.
Um estudo feito na Universidade de São Paulo, comparou o estado nutricional de voluntários saudáveis ao de portadores do problema. O resultado mostrou que o grupo com comprometimento cognitivo apresentava uma deficiência muito maior de selênio, mineral encontrado em abundância na pequena noz. (para ter uma idéia, uma unidade concentra 200 a 400 microgramas do nutriente). Hoje a recomendação de consumo para adulto é de 55 microgramas diários, ou seja, sozinha, a castanha já supre a quantidade de selênio de que seu organismo precisa. E acredite: ele realmente depende do mineral para funcionar a todo vapor.
"O selênio é fundamental para a formação de uma enzima que tem ação antioxidante, a glutationa peroxidase"
A palavra enorme não importa, importante é saber que tal enzima é uma das mais potentes na hora de dar um chega pra lá nos radicais livres, aquelas moléculas que danificam as células e causam todo tipo de enrascada - incluindo a morte de neurônios o que fomenta o desenvolvimento da doença de Alzheimer. As evidências apontam, portanto, que o consumo de selênio reduz a produção desenfreada desses inimigos.
PARA O BEM DA TIREÓIDE
Proteger contra doenças neurodegenerativas não é o único benefício associado ao selênio da castanha. Já se sabe que ele também é fundamental para regular o trabalho da tireóide, onde são produzidos os hormônios T3 E T4, dupla que rege o funcionamento do corpo inteiro. Foi feito um estudo durante o doutorado da nutricionista Carla Soraya Costa Maia, ela avaliou pacientes com problemas na tireóide - tanto hipo quanto hipertireoidismo- e pessoas se nenhuma disfunção nessa glândula. Uma parte era de São Paulo, onde o solo é pobre no mineral. e outra do Ceará, estado em que a terra esbanja selênio. Isso fez diferença. Ao final do levantamento, notou-se que o time da capital paulista tinha menores níveis de compostos na circulação. Além do que foi constatado que, entre os pacientes com hipo ou hipertireoidismo, aqueles que moravam em São Paulo apresentavam maiores índicios de radicais livres e inflamação na glândula.
PARA PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA:
O estresse oxidativo, como é chamado o desequilíbrio entre a formação e a remoção dessas moléculas, é bem MAIOR em indivíduos que praticam atividades físicas moderadas e intensas??
Para evitar o envelhecimento precoce e garantir excelente desempenho, o jeito é deixar o sistema de defesa tinindo. Uma das enzimas mais cruciais nessa empreitada é justamente a glutationa peroxidase, aquela que depende do selênio para agir. Por isso recomenda-se aos esportistas que a ingestão diária fique em torno de 200 microgramas. NADA que 1 CASTANHA não de conta!!!
NADA DE EXAGEROS!!!!
Espantado com tantos benefícios?? Mas não ache que tem que ingerir mais que o necessário pra ter efeito dobrado ok? Em doses excessivas o selênio causa prejuízos. Os mais comuns são unhas fracas e quebradiças, alterações na pele e queda de cabelo. Só que a coisa pode ficar mais feia: em um estudo norte americano, ofereceram o mineral a pessoas que não precisavam de suplementação. No meio do caminho, observaram um aumento no risco de diabete. CONCLUSÃO: UMA CASTANHA POR DIA BASTA!!
Beijos,
Babi.
*fonte: revista saúde
Comentários
Postar um comentário