Olheiras

Bom dia!!!
Acho que as olheiras são a melhor forma de expressar todo o cansaço e noites mal dormidas. Mas vocês sabem bem o que são as olheiras?



A pele  suborbital, região onde se formam as olheiras, apresenta uma espessura muito fina,  aproximadamente 0,4 mm enquanto o restante  da pele do corpo  tem em média 2 mm. Portanto, qualquer  acúmulo de pigmento e de vasos sanguíneos,  são mais evidenciados devido a  transparência da pele fina desta região.

As manchas são formadas por?

- excesso de pigmento de melanina e/ou hemossiderina.

- excesso de vasos sanguíneos.

-bolsas( líquido ou gordura).

Diferenças das Olheiras

Olheiras arroxeadas

Neste tipo de pigmentação, se da pelo excesso de vasos sanguíneos nesta região e podem aparecer desde a infância. Estes vasos costumam ser frágeis e dilatados, e a circulação local é mais lenta, favorecendo o escape de algumas células do sangue para fora do vaso. O corpo por sua vez reabsorve estas células e os processos de reações químicas formam um pigmento chamado hemossiderina, que acentuam a coloração das olheiras. Com este excesso de pigmento as olheiras se tornam amarronzadas.
Noites mal dormidas, fumo, estresse, bebidas alcoólicas, café e período menstrual são fatores que contribuem para a dilatação e diminuição de circulação nestes vasos.

Olheiras Castanhas

Estas olheiras são formadas por hiperpigmentação de melanina e costumam aparecer em adultos, e quando expostas  ao sol sem proteção solar, pioram o quadro.

As Bolsas

Se formam por líquidos acumulados ou deposição de gordura e formam uma sombra  na pálpebra, dando o aspecto de manchas no local.

Possíveis Causas:
  •  Hereditariedade: Quanto mais transparente a pele (caráter hereditário), mais escuras são as olheiras.
  •  Formação Óssea:  Em algumas pessoas, a estrutura óssea mais acentuada ao redor dos olhos podem causar um sombreamento, reforçando a coloração das olheiras.
  •  Alergias, Asma e Eczema: estas doenças causam coceira na região dos olhos, e o atrito do ato de cocar estimula a produção de pigmento na área. Pessoas com alergia têm uma tendência a deficiência de vitaminas B6, B12 e ácido fólico e o consumo de alimentos e complexos vitamínicos podem ajudar na diminuição das olheiras.
  •  Anemia: Alguns especialistas afirmam que a falta de ferro facilita a formação de olheiras, devido à diminuição de oxigênio levado ao local.
  •  Fadiga: dormir menos 8 h, cansaço, estresse, fazem com que a pele face se torne mais pálida, e conseqüentemente as olheiras se tornam mais evidentes.
  •  Problemas Hepáticos
  •  Idade: As olheiras normalmente se tornam mais evidentes com a idade. Isso porque, sua pele vai perdendo colágeno, tornando-se mais fina e transparente.



DICAS NUTRICIONAIS:

Dormir bem, por pelo menos 6 horas por noite, em ambiente escuro e em temperatura agradável ajuda a diminuir os níveis de cortisol. Inclua no cardápio também o abacate, fonte de beta-sitosterol que tem papel auxiliar na redução do cortisol e conseqüentemente das olheiras.

Alergias alimentares podem prejudicar a circulação causando inchaço e o escurecimento ao redor da área dos olhos. 

Uma dica importante para evitar as olheiras é variar ao máximo o cardápio. Alterne os alimentos, não coma todos os dias as mesmas coisas porque assim você diminui sua exposição ao alimento alergeno, diminuindo a chance de desenvolver a hipersensibilidade. 

De acordo com a medicina chinesa as olheiras são sinais de deficiência de detox, assim inclua no cardápio suco de fruta orgânico com clorofila, alho, brócolis, couve flor, própolis e os chás verde, de boldo e de camomila que auxiliam no processo de eliminação de toxinas pelo fígado. Evite os alimentos industrializados, cheios de açúcar, gordura e refinados preferindo os cereais integrais e inclua no cardápio uma variedade de frutas e verduras, de preferência orgânicas. 

DICA!Um pouco de água morna com umas gotinhas de limão ajuda a melhorar a digestão e a eliminação de toxinas pelo organismo.

As toxinas são eliminadas do nosso organismo pelas fezes e também pela urina, portanto fortaleça os rins usando suco de cranberry, quinua, feijão azuki e clorela.

Compressas frias com infusão de camomila além de acalmar diminuem a aparência escura das olheiras. Cremes com princípios antiinflamatórios como romã, algas e aloe vera também são bons aliados conta as olheiras.

Ninguém merece acordar e ficar lembrando da noite mal dormida o dia todo né? Boas dicas pra você melhorar a aparência das suas olheiras!

Beijos,
Bárbara.

Comentários

Postagens mais visitadas