Diet ou Light ?

Oi gente, tudo bem?? Atendendo o pedido da minha amiga Tati, resolvi postar sobre um assunto que gera muitas dúvidas: Alimentos Diet e Light. Esse alimentos podem ser grandes aliados para manter a forma ou vilões, já que existem muitas armadilhas escondidas nos rótulos desses produtos. Então resolvi fazer um post que solucione essas dúvidas.
O mercado de produtos diet e light cresceu 800% de dez anos pra cá, segundo  a Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos), mas incorporar esses produtos a sua dieta não significa sucesso na perda de peso. Isso acontece porque a algumas marcas usam nomes errados por questão de estratégia mercadológica, isso torna cada vez mais importante que os consumidores consultem o rótulo desses produtos.
Bom, vamos ao que interessa:

*QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALIMENTO DIET E LIGHT?
A ANVISA classifica como diet os produtos com restrição de algum tipo de nutriente - açúcar, por exemplo. Também se encaixam na categoria alimentos com isenção total de gordura, sódio, carboidratos ou proteínas. Essas alterações são feitas visando pessoas com regimes especiais, como diabéticos, hipertensos, gestantes ou alérgicos. Já as versões light são aquelas que, em relação à fórmula original, têm uma redução mínima de 25% da quantidade de qualquer ingrediente, como o próprio açúcar, gordura e sódio. Por isso, não se engane: o termo light não se refere exclusivamente à quantidade de calorias. O ponteiro da balança pode subir se você comer um alimento em dobro só por ele levar esse selo.

*AS VERSÕES DIET E LIGHT SÃO MAIS SAUDÁVEIS QUE AS CONVENCIONAIS?
Depende do tipo de alimento. O chocolate diet, por exemplo, apesar de não conter açúcar, possui até 20% mais gordura do que o tradicional. Já o sal e o shoyu light, se consumidos com moderação, são mais saudáveis por ter até metade do sódio da fórmula clássica, evitando o hipertensão e retenção de líquidos. Com relação aos iogurtes light, um dos produtos mais procurados do segmento, eles levam, na maioria das vezes, aspartame, ciclamato e sacarina sódica, substâncias que podem ser prejudiciais à saúde a longo prazo. Alguns estudos associam o consumo prolongado de aspartame ao câncer. Já os outros dois edulcorantes são ricos em sódio.

*POSSO SUBSTITUIR A VERSÃO NORMAL PELA LIGHT SEMPRE?
Não. Para fazer a troca, é preciso saber o que mudou em relação à fórmula convencional. Em algumas situações, os produtos light recebem uma quantidade enorme de substâncias químicas em detrimento daquelas com valor nutricional. É o caso dos sucos em pó. Prefira a versão industrializada líquida, em garrafa ou caixinha, sem conservantes - se não puder consumir o suco natural, claro.

*HÁ CONTRAINDICAÇÕES PARA O CONSUMO DESSES ALIMENTOS?
Laticínios semidesnatados são contra indicados para crianças e adolescentes. Nos semindesnatados são retiradas partes das vitaminas lipossolúveis que o leite integral contém, como as vitaminas A, E e D, indispensáveis para a fixação do cálcio nos ossos dos adolescentes e crianças em fase de crescimento. Pelo mesmo motivo, recomenda-se que adultos com risco de desenvolver osteoporose consumam laticíneos integrais.

AGOOORA, que vocês já tem um pouco de noção de Alimentos Diet e Light, vou colocar uma lista de produtos que podem ser encontrados nas gôndulas de supermercados:





Agora na hora que passar no supermercado fica mais fácil escolher o produto certo!
E ai gente vocês são adeptos a produtos diet e light? vão começar a consumir? Espero que ajude..

Beijos,
Babi.

Comentários

  1. baaaaa.... ta lindo seu blog, PARABÉNS!!!
    td profissional =D
    amo vc =*

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Tati, eu fiz pensando em você, que pediu né?
    Beijos, te amo tb

    ResponderExcluir
  3. Qual Tati vc fez pensando? hsahuahusahusa
    Anyway, gostei muito do post, muito escrito, informativo e direto. Eu qeu já não sou muito fã dos diets e lights vou prestar mais atenção ainda.
    Sódio, sódio... vilão malvado. deixa a gente muito inchada!!!
    ahahah te amo Babi!

    ResponderExcluir
  4. Báá, mesmo nunca consumindo esses alimentos adoreei saber a diferença!! eu sempre quis saber isso!! haha
    beeijos nathi

    ResponderExcluir
  5. Ops, eu confundi as Tatis, a Tati que me pediu esse post foi a Tati infinita! Mas eu amo as duas, então não tem problema. E realmente o sódio deixa a gente inchada e da celulites!
    E Nathi, que bom que você gostou de saber as diferenças, espero que agora faça alguma diferença se um dia você for consumir!
    beijos e obrigada por comentar meninas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas