Doces: como não cair na tentação

Bom dia!!! Os doces são compostos basicamente por AÇÚCARES, entre eles o mel, a sacarose (açúcar da cozinha) e a frutose (da fruta). A presença do açúcar é marcante em balas, chicletes, pirulitos, refrigerantes e refrescos industrializados, produtos estes que chamamos de calorias vazias, por não oferecerem nada além de açúcar. Apesar de adoradas, sempre que possível, estas guloseimas devem ceder lugar ao doce à base de fruta, que teoricamente é o melhor. Ele apresenta outros nutrientes como as vitaminas. 



A dica é: sempre que possível resistir, trocar o doce pela fruta e o bolo recheado, com cobertura, por um bolo simples.

Aprenda sobre o mecanismo de absorção do açúcar:
Para que a GLICOSE (açúcar) entre na célula é preciso que haja na circulação uma substância chamada INSULINA, pois a partir de então será gerada a energia para o nosso corpo. Quem produz a insulina é o pâncreas.   Se eu como um alimento rico em sacarose (açúcar), ele facilmente é utilizado por nosso corpo liberando energia imediatamente, mandando a ordem para o pâncreas produzir muita insulina. Na maioria das vezes, há uma produção excessiva de insulina porque os açúcares mandam uma ordem “falsa” de energia. Fica sobrando insulina ... e toda a vez que sobra insulina, acontece o que chamamos de hipoglicemia. O que acontece é:  sentimos fome ou vontade de comer doce... isso explica porque que quanto mais doce comemos mais vontade temos.
Isso também explica a vontade de comer carboidratos como pães, massas e biscoitos após períodos de jejum ( mais de 4 horas sem comer). O organismo precisa repor a energia, e o doce não deixa de ser uma fonte de glicose que vai desempenhar essa tarefa.Aqui também encontra-se a explicação para o “vício” de comer doce, porque o que parece é que causa dependência. Na verdade, o doce que pode causar dependência química é o chocolate por conter teobromina, substância estimulante do sistema nervoso central. 
Efeitos sérios: O consumo excessivo de doces pode levar ao sobrepeso, que pode ser considerado risco de vida, por desencadear doenças  cardiovasculares, diabetes, hipertensão. Seu excesso ainda pode desencadear perda na absorção de nutrientes como ferro e cálcio. Se pensarmos na alimentação de uma criança, esse consumo pode levar à anemia e à desnutrição.  Não podemos pensar apenas no peso ou nos diabéticos que podem até morrer se comer doce, os carboidratos simples dão a falsa idéia de estarmos alimentados e muitas vezes o que ocorre é estarmos com falta de nutrientes. É comum encontrarmos gordos anemicos e desnutridos.   

Educação Alimentar:
Os fãs de doces precisam estar cientes de que todas as calorias ingeridas a mais do que o necessário se transformam em gordura que se acumula nos pontos que menos gostamos, como quadris, barriga e coxas. Lembra do ditado ? “ o doce dura um minuto na boca e o resto da vida nos quadris.”

Então, moderação na hora de comer doces!! 

Beijos,
Bárbara.



Comentários

Postagens mais visitadas