Você sabe o que significa pesar?

Olá! muitas pessoas acham que subir em uma balança é sinônimo de estar se pesando, mas o que realmente significa isso?
O que representa o nosso peso corporal? Ele é o resultado de diversos órgãos e tecidos do organismo que resultam na nossa massa corporal que popularmente chamamos de peso. O organismo é formado basicamente por água (60% do nosso corpo é água). Assim variações da quantidade de água corporal provocam alteração do peso.
Aqui precisamos lembrar um conceito importante: engordar significa ganhar gordura, e não necessariamente ganhar peso na balança. É preciso entender que quando nos pesamos, estamos pesando vários tecidos e não apenas gordura. Podemos engordar sem ganhar peso na balança, se por alguma razão perdemos massa muscular, ou porque ficamos sem atividade física, ou por alguma doença por exemplo. Neste caso nosso peso pode abaixar por perda de massa magra, mas a massa gorda por ter aumentado ou ter ficado a mesma, e assim estamos mais gordos mesmo com menor peso. Veja o exemplo abaixo.
Indivíduo de 70kgs: com 25% de gordura= 17,5kgs de gordura
Após período que provocou a perda de 2kgs massa muscular e manutenção da gordura ele passa a pesar: 68kgs, mas neste caso os 17,5kgs de gordura representam:26,2% do peso corporal total.
Neste caso o individuo perdeu peso e engordou, passou a ter maior percentual de gordura corporal.
Se perder peso não significa emagrecer, o que é emagrecer? Significa tornar-se mais magro. Para emagrecer precisamos perder gordura e não necessariamente peso.
Como podemos saber se o que perdemos foi gordura ou não? A gordura, diferentemente dos tecidos magros possui maior volume por peso. Isso significa que o mesmo peso de gordura e músculo o volume da gordura é maior que o muscular. Isto ocorre pelo fato de terem densidades diferentes, e para ilustrar isto basta lembrarmos que 1 gota de óleo em um copo de água bóia, enquanto 1 pedaço de carne magra afunda. Quem já não ouviu a seguinte frase: “músculo é mais pesado do que a gordura”. Obviamente a frase está incorreta porque peso é peso, 1kg é 1kg, em peso não são diferentes. O que muda é a densidade de cada um. O correto seria dizer que a densidade de ambos é diferente.
Portanto uma forma simples de avaliar a perda de gordura é pela roupa. Você pode ter o mesmo peso, porém se a roupa ficar mais larga é um forte indicativo de perda de gordura. O inverso também é verdadeiro. O peso fica estável e a roupa aperta grande chance de ter ganhado gordura e perdido massa muscular.  Com isso podemos concluir que a busca insensata de peso ideal é pouco inteligente. Se você tiver dúvida sobre a sua composição corporal procure um profissional de saúde capacitado e solicite uma avaliação de composição corporal.
Essa explicação é muito fácil de ser entendida! Então não se preocupe se você estiver fazendo algum acompanhamento nutricional e atividade física e o ponteiro da balança não diminuir o tanto que você espera! Você está trocando sua gordura por massa magra. Para os que acompanharam o quadro "Medida Certa" do fantástico, lembra que os apresentadores não emagreceram absurdos, mas sim trocaram a gordura por massa magra.                                                                                                                                          Beijos, Babi. 

Comentários

Postagens mais visitadas