Desvendando os mistérios do glúten

Bom dia gente, como o título já diz, hoje vou falar do glúten, o que é, o problema, sintomas, soluções e o vilão! É mais um tira dúvidas, porque cerca de 2% dos brasileiros têm a doença celíaca (doença de quem tem intolerância ao glúten). Contém ou Não contém?

O que é?
O glúten é uma proteína presente em trigo, cevada, centeio, aveia e malte. Ou seja, em pães, massas, bolos, chocolates, cervejas, uísques etc. Sozinho, não tem valor nutricional, mas é conhecido por dar liga aos alimentos. O glúten confere elasticidade e leveza, permite o crescimento do pão, sua maciez e boa textura.

O problema?
Como eu já tinha dito, cerca de 2% dos brasileiro têm a doença celíaca - um problema genético caracterizado pela hipersensibilidade a essa proteína. Em São Paulo a incidência é de um paciente a cada 250 pessoas. Mas há quem defenda a tese do iceberg celíaco, ou seja, o número de casos diagnosticados é pequeno frente à quantidade de pessoas que devem ter a doença.

Sintomas
A pegadinha da doença celíaca é que, como ela atinge o intestino delgado, dificulta a absorção de nutrientes como ferro, ácido fólico, vitaminas B12, A, D, E, K, e zinco, entre outros. Muitos dos sintomas estão relacionados a isso. A forma típica de manifestação da doença é pela diarréia e desnutrição, que começam a aparecer por volta dos 6 meses de idade. Na forma atípica, o problema surge mais tarde com dor abdominal, alteração do trânsito intestinal ou anemia.
Boa parte dos pacientes tem na forma silenciosa, só descoberta por causa das complicações, como a osteoporose. Quem não segue a dieta de restrição aos alimentos tem 80% de chance de ter deficiência nutricional.

Soluções
Não tem cura. Logo, o tratamento consiste em eliminar o glúten da dieta. Por isso desde 1992, todos os alimentos devem informar no rótulo a presença de glúten. Mas a lista de alimentos alternativos é grande e continua crescendo. Você já encontra macarrão sem trigo, pão de milho, chocolate sem glúten. Com substituições simples, o celíaco pode também preparar deliciosas receitas. Algumas sugestões: amido de milho, farinha de arroz, farinha de milho, fubá, fécula de batata e de mandioca, polvilho e araruta. Quinua, trigo-sarraceno, linhaça e amaranto.

Vilão
Para quem não é celíaco, o glúten é inofensivo. Ele não causa a doença. Ela é genética e só pode desenvolvê-la quem tem predisposição. As dietas para perder peso que cortam o glúten são uma farsa, se você para de comer macarrão e pão está, na verdade, cortanto carboidrato. Emagrece por isso, não por ter tirado o glúten.


Espero ter esclarecido um pouco das dúvidas..
Beijos,
Babi.

Comentários

Postagens mais visitadas