Um protesto: Medidinha Certa

Bom dia..
Há algumas semanas atrás entrou no ar no programa dominical fantástico o "medidinha certa", a versão infantil do Medida certa, quadro de grande sucesso e audiência da Tv globo. O programa é um grande incentivo a ter hábitos de vida saudável, e de grande influência para o público, já que grande parte da população está acima do peso ideal. Esse problema é cada vez mais evidente em crianças, que já na infância tem hábitos que contribuem para desenvolvimento de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes entre outros. 


MAS o assunto é outro, que tenho certeza, que meus colegas de profissão, se revoltam e concordam comigo. O educador físico Márcio Atallaia é quem da a orientação nutricional para as crianças do quadro,  o que é muito grave, pois somente ao profissional nutricionista compete essa atividade. Então vou anexar uma cópia da carta feita pelo CRN (Conselho Regional de Nutrição) ao Fantástico:

O Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região – Paraná – apoia a carta emitida pelo Conselho Federal de Nutricionistas em que se posiciona contra a atuação de um professor de Educação Física no quadro ‘Medidinha Certa’, exibido no Fantástico.

Posição do CFN quanto ao quadro Medidinha Certa, do Fantástico, encaminhado ao Sr. Bruno Bernardes, responsável pelo programa.

“O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) reconhece a importância do programa Medidinha Certa, quadro do Fantástico, para orientar crianças e adolescentes de como adquirir uma alimentação adequada por meio de uma reeducação alimentar e da adoção de hábitos saudáveis.

No entanto, registramos a posição de inúmeros nutricionistas e deste Conselho a respeito da importância de que este profissional seja consultado por ser habilitado para fornecer informações adequadas e apropriadas sobre dietas nutricionalmente equilibradas e alimentação saudável.

De acordo com a Lei nº 8234/91, que regulamenta a profissão de Nutricionista, compete a esse profissional divulgar informações sobre alimentação e nutrição em qualquer meio de comunicação, desde que tenha base científica sólida e que seja amplamente aceita por órgãos nacionais e internacionais ligados à área. Esta atividade não esbarra em qualquer proibição de ordem legal ou ética, sendo, pelo contrário, ação de interesse social tendo em vista contribuir para a promoção da saúde de indivíduos e coletividades.

Também de acordo com a lei, são atividades privativas dos nutricionistas a assistência dietoterápica (inc.VIII) e a auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética (inc.VI). Assim, em todo o Brasil existem muitos nutricionistas capacitados para orientar as crianças e adolescentes no sentido de adquirir uma alimentação saudável. Nós, do CFN, nos colocamos a disposição do programa.

É na conscientização da população sobre a importância de uma educação alimentar adequada que os profissionais de nutrição e nós, do CFN, atuamos diretamente. Investimos constantemente na valorização do nutricionista como profissional habilitado para prescrever dietas e orientar o indivíduo para a adoção de hábitos alimentares saudáveis, fator preponderante para a prevenção de doenças e garantia da saúde. Por sermos profissionais da saúde, zelamos pela promoção desta com o objetivo de assegurar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, defendemos a correta orientação sobre o consumo de alimentos.”

Atenciosamente,

Rosane Maria Nascimento da Silva

Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas

Acho que essa carta resume bem nossa revolta..

Beijos,
Babi.

Comentários

Postagens mais visitadas