Receita: Delícias (saudáveis) da páscoa + Dicas


Olá, está chegando um feriado delicioso (no real sentido da palavra) e eu quero me antecipar pra dar dicas e uma receita pra você poder aproveitar a páscoa sem peso na consciência.

CHOCOLATE

  • Um pouco de história...
O Chocolate é uma fantástica substância que a maioria das pessoas apreciam. O Brasil é responsável por grande parte da produção mundial de chocolate devido ao clima e à localização geográfica. O chocolate foi descoberto pelos mexicanos e depois introduzido na Europa pelos espanhóis. Os astecas preparavam uma bebida com especiarias chamada xocoatl, com grãos de cacau torrados, especiarias e mel.

O cacau também era servido como uma pasta engrossada com farinha de milho, possivelmente o primeiro chocolate em barra. Depois, os jesuítas criaram o chocolate mais refinado, adicionando a essência de leite, tornando-se o chocolate que conhecemos atualmente. Este produto era bastante “sofisticado” na aristocracia espanhola. No século XVII, o chocolate foi introduzido na corte francesa por Ana da Áustria. O rei Luis XIV dizia que tinha um sabor pobre.

O chocolate chegou à Inglaterra e a igreja o considerava como alimento. Alguns médicos o consideravam como sendo mais nutritivo que a carne bovina e a de carneiro. Como resultado os dias de culto tinham um sabor adocicado e as mulheres nobres da sociedade consumiam uma bebida à base de chocolate durante os sermões. A popularidade do chocolate cresceu e sua versatilidade foi descoberta e levada a todos os lugares do mundo..

  • Como ele é produzido?
O chocolate é produzido do cacau, que é obtido das árvores de cacau localizadas na zona equatorial. Uma árvore produz cerca de 30 frutos, cada um contendo aproximadamente 50 grãos, colhidos duas vezes por ano. Os grãos ou sementes são retirados dos frutos e cobertos com folhas de bananeira e fermentados por duas semanas. Os grãos são então colocados para secar ao sol, retirando assim água e o gosto natural amargo, desenvolvendo seu sabor característico e aroma. Os grãos são limpos, assados e esmagados para produzir uma pasta chamada de pasta de cacau, massa de cacau ou licor de chocolate.

Parte da massa de cacau é colocada sobre forte pressão para extrair a manteiga de cacau. A manteiga de cacau é utilizada em vários produtos inclusive em cosméticos. O restante é moído e peneirado para produzir o pó de cacau. Para fazer o chocolate é necessário adicionar manteiga de cacau, açúcar e aromatizante à massa de cacau. Os ingredientes são amassados juntos até formar uma mistura macia. Neste estágio ainda existe um sabor “gritty” e o chocolate passa por um processo denominado “conching” para removê-lo.

Para que o chocolate seja de boa qualidade, é necessário adicionar mais manteiga de cacau. O chocolate branco não contém pasta de cacau, somente manteiga de cacau, açúcar, leite em pó e gorduras do leite. O cacau é usado com bebida e é uma fonte excelente de vários nutrientes, especialmente quando adicionado ao leite. O cacau também é composto de proteína e gordura, sendo uma boa fonte de potássio e tanino.
 
DICAS 
  
  • Quando consumido sem exageros é considerado saudável e nutritivo. A recomendação é de 25 a 30 gramas de chocolate/dia, o que equivale aproximadamente uma barra pequena ou um bombom.
  •   Para tornar o chocolate aliado da saúde, além da quantidade, é preciso ficar atento ao tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, pois possuem quantidade reduzida de açúcar e gordura. O chocolate amargo (70% cacau) contém substâncias antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, reduzindo assim o risco do surgimento de doenças do coração.
  •    Já o chocolate branco não é muito indicado, pois contém apenas a manteiga de cacau, ou seja, gordura hidrogenada. Consumido em excesso, pode aumentar o peso e contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares.
  •  Para controlar a quantidade de chocolate, o segredo é comê-lo em pedaços pequenos e devagar. Deixe-o derreter na boca, pois assim, reduzirá a ansiedade e “necessidade” de comer em maior quantidade.
  • No domingo de páscoa, evite ficar longos períodos sem comer. Faça um café da manhã  com sucos e frutas e não deixe de se alimentar no meio da manhã, para não ter tanta fome na hora do almoço.
  •  Existem várias opções de chocolates mais saudáveis: Chocolates sem açúcar, com 70% de cacau, sem leite e sem glúten, você também encontra chocolates orgânicos e a alfarroba, uma alternativa ao chocolate.
 
Receita: Trufas de cacau com aveia



Ingredientes

1 xícara de chá de farinha de aveia ou aveia em flocos (triturar até formar uma farinha)
1 xícara de chá tâmaras bem picadas
¼ de xícara de chá de cacau em pó
1/2 xícara de chá de manteiga de amêndoas (receita abaixo)
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de canela em pó


Preparo

Em um processador ou liquidificador, adicionar a farinha de aveia, as tâmaras, 2 colheres de sopa de cacau, a manteiga de amêndoas, a essência de baunilha, a noz-moscada e a canela. Bater até que se tornar uma mistura homogênea. Colocar o cacau em pó restante em uma tigela rasa. Fazer bolas com cerca de 2 colheres de chá da mistura. Enrolar as trufas no cacau em pó e levar à geladeira até que esteja pronto para servir.


Ingredientes manteiga de amêndoas:

1 xícara de chá de amêndoas sem sal
1 pitada de sal marinho
1 colher de sopa de óleo de canola

Modo de preparo:

Colocar as amêndoas em uma forma e levar ao forno a 150°, por 20 minutos. Depois de torradas, colocá-las no processador até que se torne uma farinha. Em seguida, juntar o óleo de canola e o sal marinho e bater até obter uma pasta.

Rendimento: 20 unidades

Valor calórico aproximado: 90 Kcal cada unidade

A aveia é fonte de beta-glucana, uma fibra solúvel que auxilia na redução e controle do colesterol e glicose sanguíneos.

O cacau é fonte de flavonóides com potente ação antioxidante, que modulam a função imunológica e inflamação. Seu consumo diminui o risco de doenças cardiovasculares. Rico em arginina, um aminoácido com função vasodilatadora, pode auxiliar na diminuição da pressão arterial.

As amêndoas são boas fontes de gorduras monoinsaturadas. Seu consumo está relacionado com a diminuição dos níveis de LDL colesterol, ajudando a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Contém magnésio, mineral importante para o relaxamento dos vasos, para melhora da circulação e para a redução da pressão arterial. 
 
É isso!! Quis preparar esse post antes da páscoa, para que vocês possam preparar as trufas até o domingo de Páscoa! Não esquecendo nunca o real sentido da Páscoa que é Jesus dando sua vida para que nós pudéssemos ser perdoados..
 
Beijos e
Feliz Páscoa!! 
Babi.

Fonte:
Dados do chocolate: Nutrição em pauta
Receita: Mundo verde
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas