Nutrição Infantil - Parte II


Bom dia, vamos continuar falando de nutrição infantil e hoje é a parte de dar dicas para pratos mais criativos e nutritivos!
Eu sempre observo que muitas mães tem dificuldade de oferecer comida saudável pro seu filho, que a hora da refeição é a hora mais trabalhosa, pois existe muita resistência e ao longo do tempo as mães cansam e se entregam! Mas essa batalha ainda não está vencida, com pratos mais criativos e colocando a criança para conhecer o alimento, despertará interesse e curiosidade para a criançada provar novos alimentos.
E para completar algumas receitas mais saudáveis, para desenvolver junto com a criança:

*Hambúrguer de cenoura

Ingredientes

3 cenouras raladas
1 maçã sem casca ralada
1 clara de ovo
1/2 xícara de chá de cebola
3 colheres de sopa de aveia
2 colheres de sopa de salsa
Sal a gosto
1/2 xícara de chá de farinha de rosca
Azeite de oliva para untar

Modo de preparo

Esprema a cenoura para retirar o excesso de suco e misture com a maçã, a clara, a cebola, a aveia e a salsa. Tempere com sal. Faça bolinhas achatadas no formato de hambúrguer. Passe-as na farinha de rosca. Unte uma frigideira antiaderente com o azeite e frite-as.

Rendimento: 8 unidades

*Brigadeiro de cenoura

Ingredientes

1 cenoura ralada no ralo grosso
1 xícara de chá de água
1 1/2 xícara de chá de leite em pó
2 colheres de sopa de Maizena
1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de margarina
Coco ralado para cobrir
Margarina para untar

Modo de preparo

Bata no liquidificador a cenoura, a água, o leite em pó, a Maizena e o açúcar até que todos os ingredientes estejam incorporados. Transfira para uma panela média, junte a margarina e leve ao fogo baixo, mexendo até aparecer o fundo da panela. Despeje em um prato levemente untado. Deixe esfriar. Com as mãos untadas, faça bolinhas e passe no coco ralado.

Rendimento: 30 unidades

Boa para os olhos
Tanto o brigadeiro quanto o hambúrguer são feitos com cenoura. Além de emprestar seu colorido aos pratos, a receita fica muito mais vitaminada. É que o vegetal está cheio de betacaroteno e esse nome esquisitão é sinônimo de vitamina A. Isso mesmo. Quando o betacaroteno entra no organismo, transforma-se nesse importantíssimo nutriente que protege os olhos e a pele. Deu para ver a razão pela qual a cenoura não deve ficar fora do cardápio?  


*Pizza colorida

Ingredientes

Purê de beterraba
1 beterraba grande
1/2 copo de água

Massa

1 xícara de chá de leite
2 xícaras de chá
de farinha de trigo
1 colher de sopa
de fermento biológico
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 pitada de sal

Recheio

150gramas de palmito
100gramas de cogumelos
200gramas de mussarela
3 tomates cortados em cubos pequenos e temperados com sal, orégano e manjericão

Modo de preparo

Cozinhe a beterraba previamente lavada com casca. Bata-a no liquidificador com 1/2 copo de água até que forme um purê. Numa tigela, misture todos os ingredientes da massa e o purê de beterraba até obter uma mistura homogênea. Abra a massa e asse em forno previamente aquecido por cinco minutos. Disponha os ingredientes do recheio e leve novamente ao forno por cinco minutos.

Rendimento: 4 pedaços 

*Bolo diferente

Ingredientes

3 beterrabas médias
1 xícara de chá de suco de laranja
3 ovos (reserve as claras)
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de margarina
3 xícaras de chá
de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Bata no liquidificador as beterrabas e o suco de laranja até obter uma mistura homogênea. Numa tigela, junte as gemas com o açúcar e a margarina. Acrescente a farinha de trigo e por último as claras em neve e o fermento. Bata bastante. Leve ao forno para assar.

Rendimento: 12 porções 

Vermelhinha nutritiva

Tanto o bolo quanto a pizza se tornaram mais divertidos por causa da beterraba. E ela também acrescentou pitadas de ferro às duas preparações. Que fique claro, foram pitadas. É que nem de longe essa raiz contém o ferro de uma carne vermelha. Mas, de pouquinho em pouquinho, a anemia fica cada vez mais longe. Além desse mineral, o vegetal oferece vitaminas do complexo B que são importantes para o aproveitamento de outros nutrientes, ajudando a manter tudo na mais perfeita ordem. 

*Panqueca de tomate e salsa

Ingredientes

1 copo de leite
1 copo de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 ovo inteiro
1 colher de molho de tomates
1/2 copo de tomate picado sem sementes
6 ramos grandes de salsa picados
Margarina suficiente para untar a frigideira

Recheio

400 gramas de carne moída
1 cebola pequena
1 dente de alho
Sal a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador o leite, a farinha de trigo, o sal e o ovo. Separe a massa em três porções. Na primeira misture o molho de tomates. Na segunda, o tomate picado e na terceira a salsa picada. Frite as três em uma frigideira previamente untada com margarina. Refogue a carne moída com os temperos Coloque o recheio e enrole as panquecas.

Rendimento: 3 porções 

Cestinhas criativas

*Ingredientes

2 tomates médios
1 talo médio de salsão
1 xícara de chá de milho ou ervilha
2 colheres de sopa de iogurte
1 pitada de sal

Modo de preparo

Lave os tomates e o talo de salsão em água corrente. Depois de escorrer bem a água, seque-os com toalha de papel. Parta os tomates ao meio para formar as quatro cestas. Tire as sementes e reserve. Pique o salsão em pedaços pequenos e coloque em uma tigela. Misture o milho, o iogurte e o sal. Distribua a mistura dentro dos tomates. No recheio você pode usar também maionese, presunto picado, cenoura ralada, atum ou os ingredientes de sua preferência.

Rendimento: 4 porções

Receita criada pela nutricionista Maria Luiza Ctenas, de São Paulo.

Dá-lhe, tomate

O fruto que aparece nestas receitas é fonte de vitamina C. E esse nutriente é pra lá de importante para o funcionamento do sistema imunológico. O tomate também contribui com potássio, um mineral que preserva a saúde de todos os músculos, inclusive o cardíaco. De quebra, esse vegetal oferece o licopeno, uma substância que está cada dia mais famosa pela sua capacidade de afastar tumores. 

Todas essas receitas são opções mais saudáveis para oferecer para as crianças, para que ela possa entender que existe preparações saudáveis que podem ser muito saborosas.
Façam e me contem se os baixinhos aprovaram!!
Beijos,
Babi.
Essas receitas foram desenvolvidas por nutricionistas e tiradas do site da revista Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas