Saiba mais: Chá-Mate
Bom dia, não conheço ninguém que nunca tenha experimentado o chá mate, ele é muito fácil de ser encontrado e está em diversas mesas: no café da manhã ou da tarde e também no escritório, quase tão popular quanto o cafézinho!
Um pouco de história
Quando os colonizadores ibéricos aportaram na América do Sul, aboliram muitos ingredientes que faziam parte dos hábitos indígenas por associá-los a rituais pagãos. Um dos únicos que caíram no gosto dos europeus e não sofreram retaliação foi a erva-mate. É que, além de saborosa, a bebida apreciada pelos índios se mostrou uma boa aliada nas manhãs de ressaca (confesso que achava que só o chá de boldo ajudava). Com o aval dos conquistadores, o chá foi assimilado em todo o Brasil, onde sua forma de consumo muda de acordo com cada região. Seja como tererê, chimarrão, sejá como chá quente ou gelado, o fato é que a infusão dessa erva proporciona muito mais benefícios que atenuar os efeitos da bebedeira. E, graças ao interesse da ciência na planta, a cada dia suas vantagens fica mais evidente.
Os benefícios encontrados:
Na UFRJ, um estudo mostra que tomar chá-mate barra o envelhecimento celular, e assim, prolonga a juventude. Isso foi concluido pois os pesquisadores selecionaram um grupo de filhotes de camundongos e os acompanharam por um ano, até se tornarem idosos saudáveis. Eles foram divididos em 3 grupos. Por dez meses, um grupo recebeu chá-mate natural - encontrado no mercado-, outro bebeu da versão diet e o terceiro ficou à base de água.
No décimo mês, quando o estudo acabou, foi identificado vários genes relacionados ao envelhecimento em todos os grupos. PORÉM, eles estavam muito mais ativados nos roedores que beberam apenas água (isso não significa que você tenha que substituir a água pelo chá). Aliás, alguns desses camundongos morreram no nono mês. Já entre os que sorveram mate natural e especialmente o diet, os genes da velhice ficaram em silêncio. Além disso, a pelagem desses bichos era mais bonita e sedosa.
Só para constar: estamos falando de genes que também existem no homem. Ou seja, as chances de os efeitos se repetirem nos seres humanos é bem alta.
Ainda é cedo para dizer qual substância específica da erva está por trás da ação pró-juventude. A hipótese é de que o ácido clorogênico é o maior responsável pela façanha. Trate-se do principal antioxidante encontrado no mate. Ser fonte desse e de outros antioxidantes dá a planta superpoderes, como a capacidade de proteger contra o surgimento de tumores. Pelo menos foi o que notaram os estudantes do curso de nutrição da Universidade do Vale do Itajaí, a Univali, em SC.
O Mate e a estética
O extrato da erva já faz parte de uma variada gama de cosméticos. É que sua propiedade antioxidante garante proteção da pele, inclusive contra cancêres provocados por radiação solar. A ação anti-inflamatória ajuda a aliviar queimaduras do sol. E a cafeína ativa a circulação e combate a celulite. Por fim. as saponinas têm efeito bactericida.
E os chás prontos
O chá-mate industrializado também carrega os compostos que fazem a fama da bebida preparada em casa, por infusão, a diferença é que apresenta sacarose ou adoçante, além de conservantes químicos.
PREPARO CORRETO
Faça o chá corretamente para que não haja perdas importantes..
1- Esquente 500 ml de água a 65 ºC
2- Coloque 1 colher (sobremesa) cheia de mate em uma jarra
3- Despeje a água quente sobre a erva
4- Deixe em infusão por aproximadamente 5 minutos
5- Depois, o chá pode ser consumido quentinho ou ir à geladeira
6- Tome a bebida em até 24 horas. Além disso, ela perde suas qualidades.
DICA: O chá-mate é um bom substituto do café. Depois das refeições, espere uns 30 minutos antes de tomá-lo para não perder nutrientes.
DICA II: No calor, aproveite o chá-mate gelado ou batido com frutas, como abacaxi e laranja.
Gente essas informações eu tirei da revista Saúde! Espero que incluam o chá-mate no seu dia a dia!
Beijos
Babi.
Comentários
Postar um comentário