Óleo de Cártamo

Muito se fala sobre o óleo de cártamo e outros tipos de óleo, principalmente na televisão mas as pessoas ainda podem estar confusas sobre a sua eficácia e até mesmo a sua utilidade de cada tipo de produto. Por isso, vou explicar e esclarecer um pouco mais sobre o que é, no que consiste o Óleo de Cártamo e pra que ele serve.

O que é?

O óleo de Cártamo é um anti-oxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade.
Estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura.
Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica).

Como funciona no organismo?

A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como conseqüência, a pessoa engorda. Portanto, os nutrientes do óleo de Cártamo, tem a capacidade de bloquear da ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.

Qual a sua composição?

O óleo de cártamo encera altos teores de ácidos linoléico - ômega 6 - (70%) e oléico (20%) e baixa porcentagem de ácido linolênico - ômega 3- (3%) Uma das características químicas mais importantes deste óleo é a sua poli-insaturação, a qual condiciona a presença de baixo conteúdo de colesterol, que é uma substância nociva ao organismo humano.


Efeitos Colaterais:
  • Aumento da glicose e insulina de jejum
  • Aumento da resistência à insulina
  • Elevação da peroxidação lipídica
  • Redução da HDL – colesterol em indivíduos com síndrome metabólica (dislipidemia, hipertensão) tratados com o isômero 10-trans, 12-cis
Por isso, antes mesmo de utilizar tal produto, é fundamental que você procure um nutricionista e converse sobre a possibilidade de você utilizar ou não esse e outros produtos.

Beijos,
Babi

Comentários

Postagens mais visitadas