Câncer de próstata: Como os alimentos ajudam a prevenir?

Olá, hoje a boa notícia será para os homens: A segunda maior causa de câncer entre os homens pode ser combatida!!

A próstata é uma glândula que somente o homem possui e localiza-se na parte baixa do abdômen, é um órgão muito pequeno e o câncer que desenvolve-se nessa região é o segundo mais comum entre os homens, segundo estudos. Alguns fitoquímicos parecem reduzir o risco de ocorrer determinados tipos de câncer, um deles é o câncer de próstata. 
A ação do Licopeno:
       O licopeno, é um carotenóide que tem uma grande capacidade de sequestrar o oxigênio livre e impedir que ele se associe a outras moléculas, originando os temidos radicais livres, que destroem as células, causam diversas doenças e ainda favorecem o envelhecimento. Dessa forma, uma dieta rica em antioxidantes atua como fator protetor para o indivíduo e é nesse seguimento que surge o composto em questão. 
Como age na próstata?
       A ação sobre a próstata dá-se pelo fato do licopeno ser um potente inibidor da proliferação celular e por ser encontrado na próstata humana, possibilitando um efeito direto deste carotenóide na função da glândula e na carcinogênese. 
Em quais alimentos posso encontrá-lo?    Esse composto, se encontra em maiores quantidades na casca dos alimentos, aumentando consideravelmente durante o seu amadurecimento. Alguns alimentos são ricos nesse fitoquímico, especialmente, os de cor vermelha, como tomates, goiaba, melancia, mamão e pitangas.
Você sabia? A constatação de que a absorção de licopeno é maior quando o tomate sofre processamento térmico é explicada pelo simples fato de que a cocção quebra de forma mais eficiente as paredes celulares resistentes, fazendo com que o licopeno torne-se mais acessível, aumentando sua biodisponibilidade.
Temos que tomar cuidado para não comprar os alimentos com muito agrotóxico, pois os seus fitoquímicos tem o efeito anulado.

Beijos,
Babi

Comentários

Postagens mais visitadas