Estamos Comento Plástico?
Oi gente, quanto mais eu leio sobre alimentos industrializados, mais eu me assusto e fico admirada de como permitem a fabricação de tal produtos. Bom, pra vocês entenderem melhor minha revolta, vou colocar uma matéria que li em um blog de nutrição:
"Depois do “barulho” causado pela Gordura Trans, agora o vilão é o Bisfenol A (BPA). Ele não é um nutriente, porém estudos indicam que muitos alimentos embalados ou que na sua cadeia produtiva tiveram contato com alguns tipos de plásticos, podem conter o BPA.
Apesar de diversos estudos em animais apontarem o BPA como um perigoso contaminante, é preciso ter cautela ao analisarmos os mesmos, pois nem sempre os efeitos observados em animais são reproduzidos em humanos.
Na China, existe uma lei que proíbe a produção de embalagens para alimentos infantis que contenham plástico com BPA. A importação e venda de mamadeiras que contém essa substância está proibida na União Européia. Malásia, Costa Rica, Canadá e alguns estados norte-americanos já baniram sua utilização. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ainda não concluiu sua posição. É possível perceber que os países estão cada vez mais preocupados com a saúde de seus habitantes, porém ainda não existem estudos conclusivos sobre o BPA em humanos.
Logicamente essa substância provoca danos à saúde, mas temos inúmeras outras substâncias que também acarretam males semelhantes aos apontados nos estudos com BPA e não são proibidas, apresentando o consumo limitado (alguns edulcorantes, conservantes, corantes e vários outros “antes”, que encontramos nos rótulos de certos alimentos).
Então, comemos plástico? Comemos! Mas não só o Bisfenol A...a química que ingerimos é grande e infelizmente é um mal necessário para as pessoas que desejam praticidade ao ingerirem alguns alimentos industrializados. Solução não existe, pois estamos vivendo o problema dos orgânicos na Europa (broto de feijão), já tivemos com espinafre congelado nos Estados Unidos, fora os casos não relatados.
Os alimentos congelados são uma boa opção, pois na maioria das vezes não possuem química em seus ingredientes. Quando o processo de congelamento é eficiente, a perda de nutrientes é mínima, sendo importante saber a procedência da embalagem, que no caso do Bio Menu, entre outras empresas, são atóxicas, comprovadas por laudos técnicos."
Então vamos pensar 2, 3 ou 4 vezes antes de comer aqueles alimentos bem práticos, mas que são um mal disfarçado!
Beijos,
Babi.
Comentários
Postar um comentário