Faça do teu alimento a tua prevenção

Não é novidade pra ninguém que frutas, verduras, legumes, chás (não todos) e carnes magras fazem bem à saúde. Mas, alguns alimentos e ervas tem se destacado, especificamente, pelo seu poder de  tratar e prevenir doenças. O famoso filósofo grego, Hipócrates, já dizia: "Faça do teu alimento o teu medicamento". A frase ganhou uma adaptação aos tempos modernos: "Faça do teu alimento a tua prevenção".

Todo nosso organismo se abastece daquilo que colocamos dentro dele. O fígado filtra as impurezas, mas tudo tem um limite! Ele também fica sobrecarregado, e como consequência todos o organismo sente. A alimentação deve ser adequada, como prevenção dos males e coadjuvantes nos tratamentos.

Os benfeitores
Atualmente muito de fala de alimentos funcionais, pre e probióticos, chás e ervas. Esse é o assunto do momento.
Os alimentos probióticos, são uma classe de microorganismos que fazem bem a saúde, prevenindo cânceres e aumentando a imunidade. Onde encontrá-los? Eles estão presentes em alguns iogurtes e leites fermentados. Já os prebióticos são as substâncias que alimentam esses microorganismos. Uma dupla de futuro!
Os chás e ervas são os promissores no que diz respeito à longevidade, prevenção e sintomas da vida moderna. São grandes aliados, mas alguns detalhes devem ser rigorosamente atendidos: O modo de fazer o chá, qual parte da erva usar, o tempo de utilização, a quantidade, enfim, nada de sair abusando e ingerindo sem prescrição. Os únicos chás que podem ser consumidos sem orientação especializada são os de camomila, erva-cidreira, erva-doce, gengibre e macela. Os outros podem causar problemas hepáticos ou renais, dependendo da frequência e do volume do consumo.
Os alimentos funcionais são assim chamados por serem alimentos que produzem benefícios específicos, ou por conterem níveis significantes de compostos biologicamente ativos para melhoria da saúde. Vejamos agora, alguns desses alimentos e suas propiedades farmacêuticas:

Depressão e Estresse
Na escola aprendemos sobre neurônios e bainha de mielina que os envolvem. Na depressão já foi comprovado que a bainha de mielina está retalhada, piorando as sinapses (ligações entre neurônios) e, isso acontece quando falta selênio e zinco no organismo. Para melhorar o quadro inclua alimentos amarelos na sua dieta (abóbora, pêssego, milho, melão, cenoura, banana, mexerica) por causa da vitamina A. Já os verdes escuros (escarola, rúcula, chicória, agrião e serralha) também são importantes por causa do ácido fólico e do princípio amargo para estímulo hepático. Assim estimula-se o fígado e libaram-se as toxinas depositadas. Além disso precisamos consumir diariamente banana e iogurte, de preferência sem corantes; 30 gramas de chocolate meio amargo ou castanhas do Pará, no meio ou fim da tarde.

É legal ver como os alimentos tem grande poder se associado a outros fatores, na prevenção de doenças graves. Por isso se você não tinha motivos para acreditar que eles fazem a diferença, já pode começar a mudar de idéia.

Beijos,
Babi.

Comentários

Postagens mais visitadas